domingo, 16 de janeiro de 2011

A saga das presidenciais


Tenho muito tempo aqui e tenho acompanhado esta campanha. Fui o único português a ver todos os debates...

Entra a chamada "campanha" na recta final. Uma coisa sei de ciência certa, e é a única previsão que eu posso fazer, não vou votar no domingo. Falta-me o dom da ubiquidade. Mas posso fazer outras conjecturas, isto para não se dizer que só falo de hospitais.


Os candidatos são para todos gostos. O que não responde a perguntas e deixa entender que são os outros que fazem a política. Um poeta que vota contra si mesmo. Um leitor da cartilha maternal que vem das culturas de protozoários de século passado e das amplas liberdades. Um homem bom e solidário que está fora da "sua praia". Um megalómano e para fechar o leque um "clown". Estamos bem servidos e dado que estamos à beira do abismo, prontos para dar um passo em frente.


Quantos aos apoiantes, temos três candidaturas em que estes se deslocam nos autocarros do município, aproveitando para conhecer o país, um em que estes vão pelos seus meios, um que se desloca com os seus três apoiantes de comboio. Finalmente um que se desloca de táxi e de carro funerário conforme disponibilidade, com o chauffer dos ditos meios de transporte, que devem ser o seus únicos apoiantes.


Vejo candidatos que se enganaram na eleição a que estão a concorrer.


Finalmente sei qual é o candidato que o Eng. Sócrates gostaria que fosse eleito ( mas não digo), e sei ainda, apesar de tudo, como eu iria votar, se fosse. Mas não vou. Tenho pena pois serão as primeiras eleições em que não voto.


Daqui estamos servidos e o país lá segue na "volta à parvónia".

2 comentários:

  1. Para te resgatar uns quantos minutos (exactamente 8.11) da campanha televisiva, esse magnífico repositório de fadistices fatídicas, artimanhas artilhadas e palhaçadas patéticas, que pelos lidos tu já dissecaste a bisturi grosso e fino, aqui ficam estes gramas de Poinciana Jamaliana para passares pelas chagas físicas e mentais. Vais ver que te sentirás logos melhor, ou, no pior dos casos, menos campanhiço: http://www.atirateaomar.blogspot.com/
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Ora, o candidato que o Eng Sócrates gostaría que fosse eleito, até consigo imaginar quem seja, mas o candidato em que o Carlos iria votar... isso já não consigo adivinhar... Sei que cai um bocadinho para a esquerda, mas não o vejo a votar num poeta... talvez abri-se uma excepção e votasse um bocadinho mais à direita, como já abriu uma vez... estarei enganada?

    Depois das eleições já pode dizer à vontade!

    :-))

    ResponderEliminar