sábado, 15 de janeiro de 2011

Tem dias assim

Não se pense que tudo na vida é uma linha recta. Não é. Temos muitas curvas, avanços, recuos, dúvidas, tonalidades de humor.
Hoje foi para mim um desses dias, em que senti não um recuo, mas algumas dúvidas (relativas, claro). Desde logo, os fins de semana nos hospitais, pelo menos para quem não está numa enfermaria aberta, estas transformadas em feiras, podem tornar-se monótonos e tristonhos. Menos acompanhamento por parte de médicos, enfermeiros e auxiliares em mínimos. Hoje apenas tinhamos por aqui um auxiliar para acompanhar qualquer coisa como 25 doentes. Mas vamos em frente.
Já referi aqui que talvez o problema que me mais me preocupa é o edema das pernas. Regrediu do joelho para cima (coxas), mas está difícil de regredir abaixo do joelho e pés. Sucede que em operação anterior fiquei com uma sotura na perna direita, retirada a veia safena. De ontem para cá a pressão sobre essa sotura deu em alguma saída de líquido através dela, com alguns pontos a ficarem um pouco afectados. Fiquei em pânico. Claro que foi colocado um penso na perna, para reter essa linfa, mas imaginei logo, como irão resolver tal problema. Claro que terá solução mas vi logo ali, a infecção, a gangrena, o corte de parte da perna... Que exagero, que cabeça mais absurda. Mas a escala de valores de análise aqui sob pressão, pode tornar uma formiga num elefante, e estragar um dia de sábado em que a cabeça parece mais vazia, diria oca, e o dia custa a passar.
Tem dias assim, curvos, com rugas e ásperos, e em certos momentos deixamo-nos embeber por eles. Desculpem a meu egocentrismo, mas estou enjaulado há muito tempo e a "solidão absoluta é infértil".
Continuo a ler "Livro" de J.L.Peixoto, donde aliás retirei a frase que cito. Um livro maravilhoso para se ler muito devagar. Mais tarde falarei dele.

3 comentários:

  1. Caro Amigo Carlos,
    É verdade, há mesmo dias ias assim.
    E a "solidão absoluta é muito onfértil". Mesmo muito.
    E nesses dias, o "copo esta sempre meio vazio" e a tendência é sempe para o pessimismo absoluto.
    E não acontece não só aquem esta internado, como tambem a quem esta em casa.
    Para algumas pessoas, embora as semanas não sejam boas,os fins de semana são terriveis.
    Como eu o entndo tão bem.
    Graças a Deus, nada do que lhe veio ao pensamento se vai tornar realidade e tudo se vai compor brevemente.
    Vai sempre haver dias "curvos, com rugas e ásperos". Faz parte da raça humana portuguesa (é o Fado).
    Teremos que os ir contrariando, o que nem sempre é facil.
    Um Abraço,
    Ana
    PS: Ainda não referiu o nome do livrinho do Peixoto.

    ResponderEliminar
  2. Já referi sim o livro chama-se "Livro", exactamente o mesmo nome e é de uma beleza rara de linguagem. Já agora desvendo o tema, crianças no Portugal rural salazarento, e uma história de duta aprendizagem da vida que passa pela emigração nos anos 60. Para ler muito devagar.

    ResponderEliminar
  3. Olá Carlos, Essa perna... está a ser vigiada de perto, não está?
    Beijinhos!

    ResponderEliminar