sábado, 5 de fevereiro de 2011

Maria Schneider (1952-2011)


Aqueles que têm a minha idade, recordarão um filme, realizado em 1972, e apenas estreado em Portugal em 30 de Abril de 1974. Cinco dias depois do 25 de Abril. As filas à porta dos cinemas eram intermináveis. O par que o protoganizava, Marlon Brando e Maria Schneider. Razão das filas, pela primeira vez via-se um filme "erótico" (???) com envolvimento de uma jovem com um homem maduro em crise, e o nu integral era bem visível. "O ultimo tango em Paris", do italiano Bernardo Bertolucci foi talvez o primeiro filme estreado em Portugal, com ausência de censura prévia


Soube apenas hoje da morte, na passada 5ª feira da bela Maria Schneider, em Paris, onde também nasceu, e cidade fetiche desse filme, belo pela paixão, o desejo, e a cidade como protagonista sempre presente.


Parte do povão saiu desiludido, afinal era só aquilo? Mais tarde outras coisas viriam para "educar" o povão para as emoções fortes.


Fica aqui uma lembrança para esta sedutora actriz, que julgo acabou por ter carreira irregular. Na altura gostei muito, e como esquecer a música deste filme, da autoria do argentino Gato Barbieri.

2 comentários:

  1. Pois é, eu tive a sorte de a poder ver um pouco antes, em 1973, quando o filme estreou na Suécia. Ela faria agora em Março 59, apenas um pouco mais velha do que nós, mas não houve coração nem outras partes humanas que lhe valessem, a não ser a estima e adoração de todos nós que ela terá levado consigo, acompanhada pelo sax do Gato.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado por partilhares esta bela recordação comigo. Há sensações que o tempo torna mais presentes, e gostei mais deste filme ainda quando o vi no tempo do DVD, fora da espuma daqueles dias.

    ResponderEliminar