quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dont look back ...

Ontem 24 alguém fez 70 anos. Um aniversário é apenas um aniversário, mais um ano de uma vida que vale por si e pelo traço que deixa. Mas quando se fala de Bob Dylan, é alguém que se não imagina com 70 anos... Parece que foi ontem, Cinema Satélite, em Lisboa, alguém se lembra duma salinha pró comprido, entalada no primeiro andar, entre o bar do Monumental e a Avenida, já desapareceu, estava cheia, julgo que tivemos de ficar de pé, ou mal sentados, e nesta sala projectava-se um filme muito escuro. Era preto e branco, na tela uma personagem desconcertante, cantava com a voz que já conhecíamos, arrastada, ácida e roufenha, tudo o que seria preciso para matar uma carreira "comercial". Por vezes puxava una acordes de uma harmónica que pendia no pescoço, e disparava com a viola em contra luz. O filme tinha o título tradução livre, para afastar os incautos, "Meu nome é Bob Dylan", do título original "Dont look back". Boa tradução, para a época. Estavamos em 1971, se a memória não me atraiçoa. Há 40 anos. Tinha sido estreado em 1967, e referia uma tournée de 1965. As coisas demoravam um pouco a chegar ao "jardim". E começava com Homesick Subterranean Blues, cujo video aqui deixo.


Só depois comprámos um ou outro disco do tal, o "guito" não abundava. Mas já há muito era uma influência da nossa juventude. Na era do CD completou-se a coleçcão, mas devo dizer que dos 25 CD's originais que editou tenho 9, e o mais recente que tenho foi publicado em 1970, chama-se "Selfportrait" e é duplo. Daí para cá nada! Não que não me interesse, apenas desconheço. Se calhar quero guardar bem fundo a recordação dessa voz roufenha, arrastada e fora de tom, dessa harmónica rasgando silêncios em contra luz. Serei injusto, eu sei, mas é um direito, esse é o Dylan que está nos 70, e é aquele e não outro, que estava na tela escura do Cinema Satélite. "Dont look back", looking back...

1 comentário:

  1. Claro que reconheci o cinema, :-) e não só, :-))
    O meu alzheimer light ainda não me apagou estas marcas, :-)))

    ResponderEliminar