sexta-feira, 20 de maio de 2011

A minha avó fumava cachimbo




Entretanto tenho estado a ler o livro "A minha avó fumava cachimbo", aliás já concluí a sua leitura. A autora, pseudónimo Luana Sul, é uma amiga de longa data, médica, oriunda de Angola, e cujo romance, edição de autor é já o segundo. O primeiro de título "Henriqueta branca e preta" não tive oportunidade de ler, por ter sido esgotado.




Trata-se de um livro que se lê com prazer, forte de afectuosidade, no meio do sofrimento de um país que tardou a encontrar o seu caminho. Memórias desde a infância da personagem Domingas, preta para os brancos, branca para os pretos, uma criança que tendo na avó preta, a sua referência, vive a felicidade de uma infância nos confins de Angola, alimentando o sonho da mãe Cesaltina, que quer que os filhos venham a ser alguém, longe daquele mundo rural, cheios de limites e barreiras, donde as pessoas não saem e se limitam a replicar as vidas como elas sempre foram.




No entanto a realidade dura da guerra, antes e sobretudo pós independência tudo vai mudar, a esse mundo de equilíbrios instáveis, onde brancos, pretos, mulatos, bem ou mal convivem conhecendo o seu espaço, e vivendo de um equilibrio que a qualquer momento se vai desmoronar.




Para quem conhece, e sobretudo para quem não conhece Angola, é o meu caso, uma pequena odisseia de Domingas, que nos é descrita com uma escrita segura e interessante.




Na foto pode ver-se a autora. Esperemos mais.

2 comentários:

  1. Olá! Agora é preciso obter o seu consentimento para ver aqui os nossos comentários, é? Muito bem... enquanto os meus vão sendo aprovados é bom sinal..

    :-)

    ResponderEliminar
  2. Não se trata de obter "consentimento" mas apenas uma precaução suplementar, claro que nem falar em "aprovação", mas apenas na possibilidade de os poder comentar "off the record". Beijinhos para ti e pequeninos.
    CR

    ResponderEliminar