sexta-feira, 27 de maio de 2011

Tiras de quinésio

Alguém sabe o que é isto? Pois o meu fisioterapeuta, em desespero com a solução das minhas permanentes dores lombares, decidiu aplicar-me "esta coisa". Uma estrela de fitas estriadas, sem qualquer produto químico, apenas cola, sobre a região dolorosa, mera acção mecânica, chinesas, claro, e que supostamente activam a circulação. Verdade é que apesar da dor se manter, tornou-se menos intensa, logo suportável. Também certos movimentos, andar, levantar-me, tornaram-se mais fáceis.
Parece que funciona, ou será apenas um placebo que intui um sentimento generalizado de melhoria, actuando mais sobre a mento que sobre o fisiológico. Quem me sabe explicar esta chinesice ?

2 comentários:

  1. Olá Carlos.
    Pelo que o meu filho André (massagista terapeuta) me explicou, essas tiras (que não são nada chinesas) não são mais do que uns adesivos impregnados de substâncias com efeito analgésico e, até certo ponto, regenerador, como por exemplo a cânfora, exercendo um efeito muito semelhante ao dos antigos emplastros que se vendiam nas farmácias e até talvez ainda se vendam se o Infarmed não os tiver interditado por algum motivo insondável. Ainda segundo o André, o mais importante é, por qualquer forma (por exemplo banhos quentes, vapores, etc...) relaxares os músculos em torno da zona dorida para que nesses tecidos se possam restabelecer fluxos circulatórios normais que são a mais eficaz forma de recuperação. Algum exercício leve, por exemplo andar, parece que também pode ajudar a recuperação. As melhoras.

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Obrigado pelo esclarecimento, mas parece que é uma terapia eficaz.
    Espero tenhas lido o post anterior e reconhecido o cinema...
    Um abraço CR

    ResponderEliminar