quinta-feira, 23 de junho de 2011

Sunset Park

Terminei a leitura de "Sunset Park". É o primeiro livro de Paul Auster que leio, autor que tem um verdadeiro séquito de seguidores em Portugal, e não só. O livro já se insere na realidade pós crise, e relata a vida de um grupo de quatro jovens, envolvidos na vórtice desta crise, porque ganham muito pouco, fazem várias tarefas todas mais ou menos precárias, têm em geral formação e cultura significativa, e acabam a morar numa casa ocupada em Sunset Park.

Para além disso cada um tem percursos de vida diferentes, e origens sociais de gente remediada, a gente pobre, mas acabam no mesmo local. E são essas interelações que centram a atenção do autor em particular vidas que a crise alterou, mas apenas no acessório, pois na sua essência tudo seria igual, pois os acontecimentos que os marcaram ocoreriam na mesma. A crise apenas os juntou. Com interesse, leitura simples, linguagem clara. Não sendo uma obra extrordinária, fica a curiosidade de ler outros textos do autor.

1 comentário:

  1. Aconselho a Trilogia de Nova Iorque, é genial! Uma sinfonia, constituída por três andamentos — Cidade de Vidro e Fantasmas, mas que se revela no último conto, O Quarto fechado à Chave.

    É uma reflexão ácida sobre a sociedade moderna e a solidão das grandes metrópoles.

    Experimenta...

    Beijo

    ResponderEliminar