segunda-feira, 25 de julho de 2011

Maria Lúcia Lepecki

Mais uma morte, ontem. Recorda-me aquela noite, há talvez 5 ou 6 anos, em que a "professora", esteve no Clube de Leitura da Biblioteca Municipal de Lagoa. Encantou com o seu discurso limpo, claro, bem humorado, ensinou a ler certos textos, ou a deixar dos ler se nos aborrecessem, "sinal de que não estamos preparados para eles". Falou-nos do encanto da literatura portuguesa, que conhecia melhor que a maioria dos portugueses (incluindo intelectuais). Respondia de bom grado a perguntas que lhe fizemos, a propósito e a despropósito, com humildade, carinho e muita paciência.

Foi uma noite mágica que nos proporcionou, e que jamais retribuiremos. E ainda teve a amabilidade de escrever um artigo numa revista acerca de Clube de Leitura.

Morreu ontem de cancro e deixa um vazio em quem a conheceu. Obrigado.

1 comentário:

  1. Esta Sra foi minha professora na Faculdade de Letras, uma boa docente sem dúvida.

    Não fazia ideia que tinha falecido...ele há coisas que preferíamos nem saber, de qualquer forma recordo com saudade as suas aulas, o que já é dizer muito da sua personalidade...são poucos os que realmente me influenciaram pela positiva ou dos quais guardo carinho. Esta senhora é sem dúvida o caso...

    Beijinhos

    ResponderEliminar