sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Ai o meu bolso... o munícipio de Ourique aumenta factura da água

Para além do Governo que prepara um verdadeiro rombo ao bolso do contribuinte, outros lhe seguem o exemplo.
O Município de Ourique, fez o milagre da multiplicação da factura da água. Valores que durante anos rondavam os 6 a 7 euros mensais, há cerca de três meses passaram para valores da ordem dos 25 euros mensais, isto é aumentos superiores a 300%. Claro que os ilustres autarcas vão sempre dizer que não é bem assim, pois a factura da água contém outros factores. E anteriormente como era ?
Vamos ver um exemplo. Na actual factura ( Agosto) o consumo de água resume-se a 5 euros mais IVA. Mas a esse valor soma-se uma parcela de "Taxa fixa de água", de 3,5 euros mais IVA. "Águas residuais" 4,8 euros mais IVA, "Resíduos sólidos" 6,2 euros, isento de IVA, "Taxa de recursos hídricos" 1,04 euros mais IVA. No total a cabeças pensantes desta autarquia, conseguiram inflacionar uma factura de água de pouco mais de 6 euros, numa factura de quase 22 euros, sem se saber exactamente o que se está a pagar. Poderíamos dizer que se fizeram obras, que se melhorou a rede, que a qualidade da água é melhor, mas não. A água continua imprópria para consumo humano normal, os valores de parâmetros não são conhecidos, cheia de resíduos, lamas e outras sujidade, tornando-a quase imprópria para o consumo. Basta ver os filtros das torneiras para verificar a qualidade dos resíduos... e se se ferver verifica-se o depósito que resta. Uma vergonha. A rede permanece envelhecida e a precisar de reforma, mas nada é feito neste sentido.
Assim é fácil gerir, com o dinheiro dos outros e fazendo pagar rubricas fictícias que são mero pretexto para assaltar os bolsos dos munícipes.
(As contas estão feitas para um consumo de 13 m3).

Sem comentários:

Enviar um comentário