sábado, 11 de fevereiro de 2012

Retorno ás origens

Estou de volta após aquele curto internamento para exame de cateterismo, do qual resultou tudo bem, na parte referente  a análise das coronárias que estão bem e recomendam-se. A parte relativa a ventriculografia não foi feita, por indecente e má figura da veia onde deveria entrar o cateter, por se encontrar ocluída. Mas parece que esta parte era menos importante. Tudo bem.
Foi um dia dificil a 5ª feira passada, pois em jejum desde 4ºfeira pelas 22h, só fiz o exame pelas 19 horas de 5ªfeira, o que implicou, 21 horas consecutivas de jejum, se bem que os diabetes se aguentaram, a fome veio, a fome foi, ficou uma estranha sensação na cabeça, e o dia foi passado na posição horizontal, a menos energética... Logo ao "pequeno almoço" quatro valentes picadelas nos braços para se introduzir um cateter periférico, necessário para introduzir o contraste e o antibiótico durante o exame. Doeu a sério, mas lá ficou colocado no punho, por baixo, posição dolorosa. Depois foi aguentar todo o dia a ver o pessoal a comer... e eu na fominha. Ainda pensei que ficasse para sexta-feira mas, por sorte, fui o penúltimo a ser atendido. Sendo a terceira vez que faço este exame, este foi aquele que mais me custou fazer. É dada uma anestesia na zona fémural (virilha direita), feito um ou mais cortes na artéria fémural, por onde é introduzido um longo cateter qur penetra por aí e vai até às coronárias na região do coração para verificar estado interior da artéria, através de um contraste injectado que é detectado por uma aparelho exterior, do tipo dos utilizados nas TAC, que visualiza o que se passa no interior. Feito isto na artéria coronária, passa-se a uma veia a partir de mesmo ponto de entrada, para analisar ventrículo. Aí nada feito, pois a veia não deu passagem, ficámos assim. Seguiu-se um jantar verdadeiramente ementa hospitalar, mas a fome tinha dado lugar a um enjoo.
Dia seguinte ontem, estava fino, após a fase de compressão que durou cerca de 4 horas, para evitar o sangramento da artéria, que é sempre complicado, pois ao contrário das veias as artérias têm sangue sob pressão, que contraria a coagulação, e á falta de cuidado "esguicha" como repuxo para o exterior. Voilá !!!
Regressei ao Alentejo, já tinha saudades.
E aqui estou a retomar hostilidades e a dar notícias.

Sem comentários:

Enviar um comentário