segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A saúde da Saúde

Este é um dos temas que mais interesse me suscita, por razões óbvias, pois sou um utente "militante" do SNS, sem qualquer benesse especial, que não derive da minha situação objectiva. Por isso admiro, para já, a forma cautelosa, mas também corajosa, com que o ministro está a gerir uma situação explosiva do sector. Percebo bem que medidas do tipo das que estão a ser tomadas não são simpáticas, nem merecem palmas, mas uma empresa falida fecha e despede o pessoal, e acaba com todos os compromissos, um sistema de saúde falido "tem" obrigatóriamente de ser financiado, não pode encerrar, não pode recusar serviços, tem de encontrar saídas para pagar. Em clima de falta de dinheiro como fazer ?
Tendo "vivido" muitos meses destes últimos anos entre hospitais, centro de saúde, exames, análises, medicamentos muitos caros, cuidados primários, bloco operatório, enfermeiros, auxiliares, aprendi a apreciar a forma como os cuidados são prestados, apesar de muitos profissionais trabalharem em más condições, mas a sua atenção é permanente, a sua gentileza faz-nos esquecer o pior. Assim acredito que tudo é possível. Naturalmente temos de pensar o que podemos fazer para que os serviços corram melhor, pois assisti nestes anos a muitos utentes que são verdadeiros problemas, insultuosos e malcriados. Ainda hoje, tive de ir ao Centro de Saúde, e é um serviço que funciona bem. Claro que temos de marcar, esperar e pagar, quando for o caso. Também sei que, demagogia à parte, ninguém deixa de ser atendido por falta de meios ( já o mesmo não digo de exames, transportes e medicamentos, onde é nítido que há problemas). Mas o serviço é impecável. As instalações estão velhas, já com muito uso, mas nem reparo, pois os profissionais "preocupam-se", e os utentes são recebidos com amizade. Assim senhor ministro é mais fácil, mas já agora não abuse a retirar incentivos e a reduzir pessoal, por favor não estrague.

2 comentários:

  1. Acabado que estava de ser lido o seu post, e ainda feliz pelas boas palavras referentes ao trabalho dos profissionais do SNS e ex que cai na minha secretária um despacho em que o trabalho estraordinário vai ter pagamento reduzido.
    Como não é partida de Carnaval e como hoje a minha jornada laboral é de 9h, mais uma de intervalo em que não saiu daqui, fiquei logo mtooooooooooo mais feliz.
    Abraço,
    Ana
    PS: O Burro para andar precisa de pau e cenoura. Só pau não deve dar bom resultado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O bom trabalho persiste independentemente das cenouras, pois está dentro das pessoas o querer fazer bem. Agora, muitas desconsiderações levam as pessoas a repensar a forma de estar, e aí, e dado que o dinheiro falta, o sistema de incentivos tem de ser revisto, mas jamais hostilizar quem tanto contribui. Parece que se vive num tempo em que nada se pode esperar, excepto que se esqueçam de nós...
      CR

      Eliminar