quarta-feira, 21 de março de 2012

Diferenças que fazem a diferença


Sendo hoje também o dia mundial do Sindrome de Down, não deixo de chamar aqui a diferença que muitos de nós tem dificuldade em aceitar. Vivemos centrados na "igualdade de iguais", cultura da regra, da fotocópia, do ser como deve de ser, do correcto e exacto, enquanto o mundo é da variedade, da diversidade, e a diferença é a regra. Cada vez mais, ao analisar o que nos rodeia, nos apercebemos como a não aceitação do outro, com as suas características, convicções, aspecto físico, origens, está no centro de todos os conflitos, no centro do furacão que nos tem atingido. O egoísmo egocentrico, o elitismo, o olhar para o umbigo, a ideia de que a regra é a reprodução de nós mesmos, daquilo que pensamos, do nosso modo de vida, que é "universal e único", está a tomar conta das nossas vidas. Daí ser tão importante aceitar a diferença. Pensemos no que seria a nossa vida se todos fossem iguais como amibas, disformes mas iguais, que monotonia....

5 comentários:

  1. Caro Amigo Carlos,
    Talvez que não haja coincidências, mas vou colocar aqui o meu post de hoje no Face.
    "Hoje vi partir um anjo.
    Uma menina de seus pais e de todos nós, Sindrome de Down, 50 anos feitos no sábado.
    Uma familia maravilhosa, que sempre aceitou, AMOU, acarinhou e tratou da sua menina, em casa, com a melhor qualidade de vida que se pode dar qd não se pode dar quantidade.
    Nunca foi escondida, sempre fez parte da sociedade onde residiu e sempre teve o amor que todos devem ter.
    Estes pais estraordinários, foram tudo aquilo, que pais, amigos, educadores e tudo mais possam ser.
    Nunca esquecerei o meu anjo, nem os seu maravilhosos pais, cuidadores em toda a vida, mesmo qd nessário foram os cuidados paliativos.
    Pq era um anjo, abanou as suas asinhas sem barulho e vuou para o céu, qual pequena estrelinha que logo nasceu.
    Até um dia meu anginho bom."
    Um Abraço,
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. A presença da morte é sempre um drama pessoal que não conseguimos imaginar, mas neste caso (que não conheço) só um profundo silêncio permite perceber o sofrimento destes pais.
      CR

      Eliminar
  2. Parabéns Doutora Ana . São este pais que devemos louvar , estes exemplos que devemos mostrar à sociedade . Muito nos terá esta família a ensinar .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pedro,
      Louvarei sempre estes Pais e o resto da Familia, mas no fim foi só AMOR incondicional.
      Ana

      Eliminar
    2. E amor incondicional deve ser tão dificil...
      CR

      Eliminar