quinta-feira, 14 de junho de 2012

A saúde em apuros

Segundo o relatório do Observatório Português dos Sistemas de Saúde, há sinais de que possa existir adiamento de exames, análises, intervenções, mesmo em casos de cancro, o que consubstancia uma situação que chama de "racionamento" dos cuidados de saúde. Não há provas, as conclusões são precipitadas, as afirmações são "mentiras", não se sabe, mas que este problema se coloca é verdade, e com a credibilidade do Dr Saclaridys, sabida autoridade em sistemas de Saúde e antigo Director Geral. A ser verdade é grave, a menos que esses adiamentos se justifiquem por inutilidade dos cuidados prescritos, já no quadro de gastar apenas com quem tem possibilidade de se salvar. Mas será esse um bom critério ? será que quando eu tinha uma funcão cardíaca da ordem dos 13%, isto é caminhava para morte a curtissimo prazo, teria sido transplantado, com um critério destes ? Mistério...

Mas as más noticias para a saúde continuam. A MAC fechará até final do ano... Asneira fechar a MAC sem que o HTS esteja contruído, e nem ainda se tomou decisão de construir. Desmembrar uma equipa que ganha é sempre temerário. Valerá a pena o ganho (existirá ganho ? ) que vamos ter ?

Já agora uma nota internacional ... soube hoje que na Grécia se acabaram as comparticipações em TODOS os medicamentos. Assim quem quer tratamentos paga ! Aonde os levaram os politicos corruptos ! Parece até que se caminha para muitos medicamentos nem com dinheiro, pois já não os podem importar por não haver quem lhos venda. Será possível ???

Sem comentários:

Enviar um comentário