segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Fado é destino, é para contrariar...

Durante estes poucos dias aproveitei para ler este livro, "Fado" de Napoleão Mira. Penso ser o primeiro livro de ficção do autor, que tem a sua carreira no jornalismo regional. Tem sido feito o lançamento no circuito das Bibliotecas Municipais aqui do Sul, dado ser natural do concelho de Castro Verde. Para quem não viveu os anos 60/70 poderia ser uma boa leitura para conhecer esse Portugal, marcado pela fase final da ditadura. O país da emigração, mas diferente da que se fala hoje. A epopeia de José e Amália é uma história emotiva, bem escrita e traduzindo bem a realidade dos "grandes portugueses" que lutaram pela melhoria da vida, contra o destino que estava escrito. Numa altura de crise, que chamar áquilo que se vivia nessa altura ? E há ainda quem diga que nesse tempo era bom....
Sem ser uma referência de nada, nem a isso se propõe, um livro que nos prende com a realidade, de desfecho incerto, lê-se num ápice e fica na memória por algum tempo. Vale a pena ler. A capa é muito bonita, há quanto tempo se não via um Renault 8, um carro bem característico dos emigrantes em França no final dos anos 60.

2 comentários:

  1. Obrigado pelas suas palavras Carlos Reis..é desta divulgação que vamos levando este FADO a bom porto. Já agora deixo aqui a informação de que a primeira edição está praticamente esgotada, esperando-se a segunda para muito breve.
    Quem o quiser adquirir poderá ir a www.pulanito.blogspot.com
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Vou divulgar, pois gostei muito do livro. Melhor ainda se se vende, pois o tema merece ser divulgado para não ser esquecido.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar