sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Ovos por sardinhas

Um homem de idade avançada, roupas velhas, hoje de manhã na peixaria onde vou fazer as compras, conversava. Olhou-me fixamente, como sempre fazem as pessoas de cá perante aqueles que consideram não ser "gente daqui", e esse é o meu caso, pois só estou "aqui" há dez anos, e isso não é tempo suficiente para adquirir direito de pertença. Aviei-me, e o homem continuava, agora calado, esperando não sei bem o quê. A dona perguntava quanto lhe devia, mas não havia resposta. Percebi que, provavelmente para tornar o final de vida mais suportável, ía vendendo uns ovos a conhecidos, talvez até perante maior necessidade, a própria galinha. No final pediu duas sardinhas. Lembrei-me da conversa dos meus pais que recordavam a sua infância, e o almoço com "uma sardinha para dois", e perguntei-me para quanto tempo seriam as sardinhas, pois com os ovos já não contava...

Sem comentários:

Enviar um comentário