domingo, 4 de novembro de 2012

Crato "ich bin eine berliner"

Crato vai a Berlim, e isso traz-me à memória a célebre frase de John Kennedy, que reproduzo no título, dita numa Berlim sitiada por arame farpado e muros acabados de construir, onde tudo dependia de voos que vinham do exterior da cidade rodeada, como uma ilha, pelo regime comunista de Erich Honecker, um verdadeiro modelo para os comunistas portugueses e de todo o mundo, que agora vilipendiam a srª Merkel, claro o seu modelo era outro....
Vem também a propósito recordar (para um momento em que a imagem da Alemanha está associada apenas à srª Merkel, na altura uma rapariga de 7 anos que vivia na Alemanha comunista), o esforço, trabalho e sacrificio do povo alemão para construir um país para onde hoje todos se voltam, com esperança, inveja ou ódio.
Vem também a propósito saber que Crato vai assinar um acordo que pode revolucionar o ensino em Portugal, o sistema dual, o qual não é nenhuma novidade. O sistema esté implementado em Portugal pela Câmara de Comércio Luso Alemã há já muitos anos, com resultados espectaculares, nomeadamente com emprego quase assegurado a todos os formandos. Para pormenores fica aqui o site, mas basicamente implica um dia de formação teórica para quatro dias de formação prática em empresas. Claro para isso é preciso existirem empresas com características formadoras. Penso que se trata de um bom sistema, que dá equivalência ao 12º ano, mas recordo que muitas das nossas escolas secundárias também já apostam neste tipo de solução, a diferença é que o sistema dual é perfeiamente estruturado e bem monitorizado para evitar "desvios". À alemã. Venha ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário