sábado, 23 de fevereiro de 2013

Dicionário Troyquiano-Português (2)

Continuando a minha senda pela cultura nacional acrescento mais termos ao dicionário.

Vejamos alguns verbos utilizados em puro Troyquiano.

AJUSTAR - Um dos termos mais populares no léxico, e mais utilizados. Significa " aumentar receitas e reduzir despesas" o que na prática tem o mesmo efeito, e corresponde ao popular verbo "sacar" em bom português.
Exemplo de aplicação: "A dimensão do nosso ajustamento será de 10000 milhões de euros"

MODULAR - Este verbo utiliza-se com o significado de "dissimular um ajustamento à bruta, com um lote de critérios que permita vários pequenos ajustamentos com a mesma dimensão ou maior". Corresponde á frase do vernáculo popular "pôr vaselina".
Exemplo de aplicação: " As novas taxas de IRS serão moduladas por critérios de equidade fiscal", na prática corresponde a pagar mais depois de se dividir o pagamento total por vários subcritérios em que se dá a imagem de que se "pensou sériamente no assunto".

ACOMODAR - Este verbo, retirado da linguagem da hotelaria é usado para significar " considerar uma despesa imprevista que não se sabe controlar, num orçamento onde não estava prevista mas passará a estar como se sempre lá tivesse estado". Mal comparado, corresponde á expressão popular "fazer passar gato por lebre".
Exemplo de aplicação: " Vamos acomodar essa despesa no Orçamento Rectificativo de 2013".

REFUNDAR- Este verbo foi a modesta contribuição de PPC para o falar troyquiano. Significa "anular actividades que se decidiu deixar de pagar". Corresponde ao verbo em bom português "baldar-se".
Exemplo de aplicação: " Teremos de refundar as funções do Estado na Educação".

Como vemos pelos termos apresentados, o troyquiano é uma linguagem de embuste, e visa substituir palavras claras por termos pseudo-tecnocráticos que nos dão a imagem de que as pessoas que os usam estudaram bem os assuntos... Mera impressão!

Sem comentários:

Enviar um comentário