quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Dicionário Troyquiano-Português (4)

Mais alguns vocábulos do linguarejar troyquiano, e como os devemos interpretar.

EXERCÍCIO- Exercícios fazemos todos os dias, físicos, escritos, orais, mas quando um falante troyquiano fala do "exercício que estamos a fazer" está a falar de "conjunto de actividades que está a realizar visando encontrar onde cortar despesas e inventar receitas, custe o que custar", isto é  quando está a fazer o exercício, tememos o pior.
Exemplo de aplicação: "No exercício que estamos a realizar contamos poder fazer poupanças de 2 000 milhões só em 2014"

PROGRAMA - Temos programas de ensino, de  rádio, de televisão, de emagrecimento, temos raparigas "de programa", em português brasileiro, mas um troyquiano fala de "países de programa", coisa curiosa, e refere.se a "países que estão condenados às exigências da troyca". Assim a palavra programa refere-se a " lista de exigências impostas para que insolvente sofra".
Exemplo de aplicação: " O nosso programa de ajustamento permitirá o refresso aos mercados em 2013".

PREVISÃO - "Número que é indicado para disfarçar aquilo que na verdade se espera". As previsões nunca são cumpridas, nem são feitas para cumprir, são feitas para dar a imagem de que as coisas correm bem. No final os resultados estão sempre "em linha" com as previsões, o que já vimos o que quer dizer.
Exemplo de aplicação: " A previsão para a taxa de desemprego é e 15% para 2012"

META - "Resultado a obter, imposto sem preocupação de ser atingível". As metas estão para as previsões em total sintonia. Nem umas nem outras são feitas para cumprir, as metas mostram que somos ambiciosos, as previsões que tudo corre bem. Assim o povo dorme descansado e os troyquianos aplicam o seu programa num exercício de dissimulação. Quando o povo acorda o mal está feito !

Sem comentários:

Enviar um comentário