segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Visitadora

Há muito que não via tal. Vem do tempo da minha infância quando em casa da minha bisavó a imagem de Nossa Senhora permanecia ali por um período de tempo, fazendo uma visita, segundo uma escala pré definida. Durante essa permanência a imagem era objecto de oração, e veneração. Não me lembro dos detalhes, mas lembro a forma carinhosa com que a minha bisavó, que se chamava Esperança, me falava para respeitar essa imagem, bem como as minhas tias-avós Maria e Florinda, irmãs solteiras da minha avó. Era a imagem de Nossa Senhora Visitadora. Vem isto a propósito de hoje aqui em Ourique, quando na lavandaria local me preparava para levantar roupa, dou de caras com essa imagem da minha infância, e pedi para tirar uma foto que aqui apresento. Quem diz que a tradição já não é o que era engana-se. Há muitas tradições, nomeadamente as ligadas com a religiosidade, que se mantêm firmes no coração das pessoas. Coisas que não dependem de contextos ou conjunturas.

Sem comentários:

Enviar um comentário