sexta-feira, 1 de março de 2013

Dicionário Troyquiano-Português (5)

Continuo, em semana da Troyca, a desenvolver o dicionário que nos permita perceber qual o verdadeiro valor do palavreado troyquiano. Vejamos mais alguns vocábulos.

ALAVANCAR- Aí está uma das palavras mais sofisticadas desta nova linguagem. Sabemos da Mecânica Clássica que com uma alavanca somos capazes de mover um objecto pesado que jamais seria possivel movimentar. Mas em troyquiano o mesmo princípio é aplicado ao mercado financeiro, quando se consegue fazer uma operação de aquisição, fusão, investimento, especulativo ou não, para a qual não tinhamos dinheiro, mas fazemos na mesma, pois esta operação é "alavancada" por um crédito bancário de grande valor e de retorno duvidoso. Assim trata-se de " financear uma operação não suportada por garantias reais, pois a garantia não é um bem mas sim um activo cujo valor não se consegue assegurar no tempo e é muito pesado", assim como a pedra que só com uma alavanca se movimenta.
Exemplo de aplicação: "A compra de acções do BCP por Berardo foi alavancada por um empréstimo da CGD", vimos como isto acabou.

DESALAVANCAR- É o contrário de "alavancar". Os falantes tryoquiano, utilizam muito mais este vocábulo que o anterior, pois o seu tempo é o de "desalavancar", isto é, " pedir de volta o dinheirinho usado como alavanca para operações de sucesso duvidoso". O problema é que dada a desvalorização na economia já nada há para recuperar, assim a "desalavancagem" acaba por ser feita recusando crédito em situações onde haveria retorno assegurado, Assim a desalavancagem é feita perdoando os especuladores e enforcando as boas empresas  que precisavam de crédito para funcionar e criar emprego.

Por hoje chega de palavreado !!!

Sem comentários:

Enviar um comentário