terça-feira, 11 de junho de 2013

Dia de Portugal ... salvo por Camões

Salvo " in extremis", o Dia de Portugal, ao final da tarde pela cerimónia de entrega do Prémio Camões. Já viram como nos devemos sentir, quando assistimos em Queluz (próximo mas muito longe de Massamá...), a uma cerimónia em que dois presidentes (ou melhor um presidente e uma "presidenta"), ele português do Algarve em nome de 10 milhões, ela brasileira de origem búlgara, inteligente e competente, representando 120 milhões de pessoas, entregam a um escritor moçambicano, branquissimo, e "inventor" de palavras língua portuguesa, um prémio Camões ?
Cereja em cima do bolo só faltou o presidente moçambicano, mas não se pode pedir tudo. Mostra a dimensão do ser português, e da língua portuguesa, puxa para cima, e compensa os assobios de Elvas e a mediocridade de "certos" políticos. Falo da entrega a Mia Couto deste prémio merecido. Já agora, se alguém tem dúvidas da sua capacidade de inventar a língua, só num livro dele eu encontrei 26 novos verbos, 4 substantivos, 6 adjectivos e 1 advérbio. Não acreditam, então tomem nota:

Verbos:
Abutrear, Anteviuvar, Alonjar, Adentrar, Amolentar, Cortinar, Corujar, Costurar-se, Despontar-se, Destamanhar, Espontanear, Frescar, Gloriar, Gargantear, Gaivotear, erntre outros.

Substantivos:
Derrubadeira, Derradeiração, Inutensílio, Findamento, Satanhoco (recuperado da linguagem de um dialecto de Moçambique)

Adjectivos:
Algibeiroso, Inavistável, Mulherosa, Provoquente, Pertencedor.

Advérbio:
Chinezamente.

Inventou e descreve com coragem  um ciclo de vida desastroso e trágico em alguns países da nossa comunidade e que Mia Couto descreve por  " De Herói passa-se a Patriota, de Patriota a Homem de Negócios, de Homem de Negócios a Ladrão".  Se Camões cá voltasse faria questão de entregar em mão tal prémio.

Sem comentários:

Enviar um comentário