terça-feira, 2 de setembro de 2014

Noruega, destino improvável 8

Voringfossen, maior queda de água da Noruega e respectivo vale
Estamos em Eidfjord, acabámos de sair do barco, bem como a totalidade dos turistas, os restantes passageiros seguem para as próximas paragens. Tinha sido recomendada a visita à Voringfossen e na realidade já um pequeno autocarro nos aguarda para subir por estrada estreita e com muitas curvas, primeiro junto às águas e depois quando se inicia a subida vamos perdendo de vista o fjord e vamos pela parte baixa da queda de água, que nesta altura do ano já não tem muita água. O seu desnível é de cerca de 150 metros, e tem vários braços na queda. Paramos para ver e fotografar, mas é nos dito que vamos agora subir à parte alta da queda, onde se encontra uma pequena pousada de madeira e um miradouro que permite ver a queda, estamos sobre ela mesmo, e todo o vale, por onde a água escorre até ao mar. Dizem-nos que uma das obras do celebrado compositor norueguês Edvard Grieg, foi aqui inspirada. A paisagem é de uma grandeza que nos enche.
Terminada a visita regresso pelo mesmo caminho, e de novo estamos em Eidfjord, onde o Parque Natural dispõe de um Museu que visitamos, e onde ficamos com noção da importância do local. Afinal a Vorinfossen é o local mais visitado da Noruega, mas nós nem notámos, dada a calma. Almoço e aproxima-se a hora de regressar. A espera faz-se no pontão onde o nosso barco regressa para nos levar .
Cais em Ulvik e o barco que nos levou... é o mais pequeno claro !!!
A viagem de regresso, para ser diferente envolve agora um trajecto de barco até Ulvik, cerca de 30 minutos, no outro lado  do fjord, onde sairemos para procurar uma carreira de autocarro até Voss, donde se regressa a Bergen por comboio, o mesmo em que viemos de  Oslo.
Ulvik, vista do alto, ao fundo o embarcadouro
 Ulvik é uma pequena vila, onde deixamos o barco, e onde temos de encontrar a paragem de autocarro. Com alguma dificuldade encontramos, após pedir ajuda a umas senhora simpáticas, e até tivemos de correr, pois ele já vinha a caminho, pelas 15h30. Fomos os unicos a optar por este regresso, os restantes regressaram a Norheimsund no barco. Apanhado ao autocarro fomos viajando pela beira do fjord, rente às paredes muito altas, e agora tinhamos uma vista do fjord a partir da terra firme, até que a estrada vira para o interior e vamos vendo verdes pradarias, terrenos agricolas, serpenteando a estrada pelas encostas.
Do autocarro temos vista a partir de terra sobre o Hardangerfjord
O comboio em Voss era às 16h42, mas não tinhamos receio do perder, pois tudo funciona ao minuto. A realidade é que pelas 16h30, após uma hora de autocarro e muitas paragens com entrada e saida de pessoas, chegamos a Voss. Havia apenas que aguardar no cais que o comboio chegasse, a estação está numa descida inclinada, onde o comboio que partira de Oslo pelas 10h30, entra com algum cuidado, e pára pelas... 16h42. Fazemos regresso a Bergen de novo cheios e cansados, mas a vista plena de imagems belas.

1 comentário: