quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Serafim

Ontem, no quadro da Feira do Livro da Biblioteca Municipal, aqui em Ourique, assisti à apresentação do livro "A minha boca parece um deserto" de Jorge Serafim. Para além de um talentoso declamador, contador de histórias, animador de créditos firmados, incluindo na TV, escreve muito bem e não só para crianças. O livro, com a imagem de um livro para jovens, ficciona o problema da falta de água, e escreve por exemplo, acerca do pai amargurado pela seca,  
"Está mal-encarado, as arrelias consomem-lhe a figura. Os dias não se lhe fazem úteis. Pergunto á minha mãe o que se passa e ela responde renitente. O pai está assim porque o céu amuou com a terra. Nem água vem nem mágoa vai ! E se lhe pergunto porquê, a minha avó dá logo um ar da sua desgraça. Porque os homens secam imteligência e florescem burrice! A maior parte das vezes não entendo as coisas que a minha avó diz. Quanto mais a ouço, mais enigmado fico, enrolando compreensão em resposta nublada. Mas, ela, ríspida acrescenta, se não começa para aí a chover... Vai tudo por mágoa abaixo ! Ai vai, vai!"
Uma escrita de uma grande beleza, tudo menos óbvia.
As ilustrações são de José Francisco, e estão num registo que tem algo de gótico, é muito bonita. Por 10 euros um belo objecto, comprei com dedicatória para a neta. A Feira decorre até sábado vale uma visita, vá lá !!!

Sem comentários:

Enviar um comentário