quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Filhos de um Deus Maior

Não quero ser cínico, mas, durante alguns anos temos assistidos ao drama de gente que atravessa o Mediterrâneo em barcaças, abandonados ao seu destino por traficantes, com um telemóvel para chamar socorro, ou à deriva da sua sorte, que seria a Polícia Marítima italiano os encontrar. Para muitos a morte foi destino quase certo. Eram negros da África sub sariana, das Guinés, Serra Leoa, Niger, Mali, entre outros. Gente miserável, a fugir da fome e das perseguições, que nos chocava, que nos fazia pensar, mas que acabávamos por identificar como os "outros", os que sempre viveram na miséria, espoliados por regimes de todas as cores saídos das independências fantoches, e cujo programa comum era a corrupção. Apesar de tudo connosco não era assim !
Nas últimas semanas tudo mudou. O que temos assistido pelas estradas da Grécia, Macedónia, Hungria, Áustria, são colunas compactas de gente que vêm de países onde a guerra, o radicalismo, a intolerância impera. gente que tem telefone, televisão. antena parabólica, negócios de que viviam, e que após semanas e meses de chacinas, massacres, bombas, de total incompetência ou cumplicidade de governos que era suposto protegerem, acabaram por ser os seus algozes, ver o caso do regime de Bashar Assad, na Síria, ou do Iraque. Gente com vidas normais e viáveis que um dia acordam de manhã e dizem "Basta" este não é o lugar que queremos para criar os nossos filhos.
São estas pessoas que vemos, com esposas e crianças, com a "nossa cara", meninos vestidos com as mesmas roupas das nossas crianças, com os mesmos biberons, os mesmos sapatos, gente que fala inglês com formação. É isso que nos choca agora mais, do que quando eram "apenas" negros a fugir da fome. Com estas caras que vemos nos media, podíamos ser nós !!! Quem nos diz que tal não nos pode acontecer ? Somos todos, os filhos de um Deus Maior, chame-se Deus, Jeová ou Alá, e por isso agora a ferida  dói mais, " agora já não são os outros" ! Por favor não fechem as portas !

Sem comentários:

Enviar um comentário