quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Amigos antibióticos

Hoje é o dia europeu do antibiótico, e já vimos que há dias europeus para tudo. Aproveitam este dia médicos, enfermeiros, técnicos da saúde e outros comentadores encartados falarem "contra" oa antibióticos, para mais  ser o dia contra os ditos, pois todos falam do seu uso excessivo, imprudente e inadequado. Quem sou eu para rebater. um leigo, nem me parece correcto fazê-lo pois sei que esses alertas têm razão de ser. Agora como individuo que pertence à tribo dos imunodeprimidos, e esta "depressão" não se trata com Prozac, os antibióticos estão para mim, como o Valium para os psicóticos... Assim tenho de resgatar aqui a honra perdida dos tais, que se não existissem meia humanidade teria desaparecido, como aconteceu na primeira guerra mundial, durante a qual se amputava, cortava e morria por qualquer infeção agora considerada banal, pois a penicilina só foi descoberta por Fleming em 1928, exactamente como sintese da experiência adquirida durante a guerra. Não digo que me tenham salvado a vida, mas já muitas vezes me aliviaram de situações que a complicarem-se teriam consequências, no meu caso, imprevisíveis. Ora que vivam os antibióticos !

Sem comentários:

Enviar um comentário