domingo, 1 de maio de 2016

Paulo Varela Gomes (1952-2016)

Quando morre alguém nascido em 1952 fico alerta, é o meu ano de nascimento e se calhar podia ser eu. Aliás eu próprio já morri no dia 26 de Dezembro de 2010, só que tive a sorte rara de ressuscitar ! Mas nem sempre são os melhores que renascem ! Acontece que o Paulo Varela Gomes é alguém que é um brilhante historiador, escritor, investigador, e documentarista, com várias séries de televisão em geral acerca da senda dos portugueses no Oriente (a série "O mundo de cá" foi um bom exemplo ). Mas não teve a possibilidade de renascer. Andou comigo no Liceu Nacional de Oeiras, no 4º e 5º ano do liceu. Era um miúdo franzino, muito bom aluno, que se sentava numa carteira junto à parede, discreto, Estávamos em 1965, e eu sabia, porque em casa se falava disso à boca pequena, que o Paulo era filho do coronel Varela Gomes, implicado no Golpe de Beja contra Salazar, era perseguido, e foi expulso das Forças Armadas, e eu achava que a concentração do Paulo nos livros e no estudo lhe vinha dessa descendência muito complicada naqueles anos, em que parecia que a ditadura era um "estado natural" das coisas serem. Depois perdi o contacto com ele, pois foi para Letras, para onde iam as raparigas, e única turma mista no Liceu, e eu para a célebre alinea F, isto é Ciências, assim passou a ter aulas de manhã com as meninas, e eu mantive a tarde apenas com rapazes. Só muitos anos depois o vi na televisão, mas era a mesma cara, os mesmos óculos redondos mas agora um historiador que falava das descobertas dos portugueses. Quando as pessoas do meu ano morrem algo toca dentro de mim. Podia ser eu, mas eu não, eu até já morri.

Sem comentários:

Enviar um comentário