terça-feira, 7 de março de 2017

Heartmate 3

Não é ficção cientifica mas uma realidade até em Portugal, onde foi hoje aplicado o primeiro dispositivo de assistência cardíaca, ou jornalisticamente chamado "coração artificial". E quem o implantou, pois o mesmo Professor José Fragata que me fez o transplante e antes tinha feito o "by pass". Parece coisa simples, uma bomba que leva o sangue de um ventriculo ineficaz, directamente à aorta, fazendo um by pass ao aurículo esquerdo. Assim temos meio coração a funcionar bem, e a outra metade quase parada, mas continua lá, e o débito desviado por essa bomba mágica que substitui a "bombagem natural" a fazer  pelo ventrículo esquerdo. Não há transplante, não há um penoso processo de medicação imunosupressora ou outra, riscos de contaminação. Apenas um pequeno detalhe, é preciso carregar ao fim do dia. E qual electrodoméstico, ligamo-nos à corrente ! Como se percebe este dia diz-me qualquer coisa, vítima que sou da mesma "insuficiência cardíaca" fatal, que mata sem piedade, em silêncio e sem dôr (até que é uma boa forma de morrer...) Hoje o meu "herói" a quem devo directamente a vida esteve em todos canais e explicar tudo com a mesma simplicidade de todos os dias, e disse uma coisa maravilhosa " a saúde tem custos mas não tem preço". Ao vê-lo não me esqueço que para mim ele foi o último elo da cadeia, meteu a mão na massa, mas outros estão na minha cabeça, desde a primeira detecção por alguém que podia não o ter feito, o acompanhamento de quatro anos de uma cardiologista na provincia, o suporte hospitalar, e o acompanhamento nestes últimos 6 anos e que vai continuar, pelo menos por mais seis.... Afinal o Prof. Fragata apenas "marcou o golo !!! E como é normal no jogo, o golo é que é notícia !

Sem comentários:

Enviar um comentário