terça-feira, 14 de março de 2017

Torturem os números... eles confessam !

Existem neste país apenas cinco concelhos em que em média as mulheres ganham mais do que os homens, o que é uma preciosidade rara. O ideal seria que ganhassem todos aproximadamente o mesmo. Desses cinco concelhos referimos Ourique, Mértola, Castanheira de Pêra, Nordeste e Lajes do Pico, dois nos Açores e três no interior.  Nada de anormal, todos têm em comum serem pequenos em população, o que significa que basta que uma gerente bancária seja substituida por um homem, para se alterar o resultado. Temos pena, mas em estatística as pequenas amostras têm este comportamento, para o bem ou para o mal. Até aqui tudo bem ! Até que se  compreende que qualquer dos cinco municípios saliente esta situação factual, fruto sobretudo do efeito da pequena amostra que representam, e do grande orientador de muitos dos resultados que se obtêm... o acaso !!! Agora que um destes municípios venha dizer em comunicado

"Os dados divulgados (...) confirmam o sentido do trabalho de anos de construção de uma comunidade com novos equilibrios" ou "os resultados dão-nos alento para continuar a trabalhar na concretização dos apoios sociais" ou "São indicadores positivos que nos interpelam a prosseguirmos o caminho do combate às injustiças. às desigualdades e às expressões de violência nas comunidades"

Só pode provocar uma barrigada de riso. tal a ignorância que demosntra, alguém que não resistiu à tentação de números sedutores, obtidos por simples cálculo, para daí tirar conclusões de foram obtidos por políticas bem definidas ! (até poderia chamar oportunismo, mas não quero ofender ninguém... ) Não gosto de política feita assim mesmo que venha de um partido de que gosto !!!

1 comentário:

  1. Afinal não fui só eu que li isso e fiquei estupefacto!
    O indicador fala de uma coisa completamente diferente do comunicado, é pura propaganda política!

    Incrivelmente fora de contexto!


    Bom dia!

    ResponderEliminar