sexta-feira, 14 de julho de 2017

Allons enfants de la patrie, le jour de gloire est arrivé

Hoje é o dia nacional de França, o célebre " 14 juillet", dia da Tomada da Bastilha. Porquê recordar tal data ? Porque hoje de novo a França representa uma esperança para a Europa, a esperança da Europa dos seus ideais mais fidedignos, da liberdade, igualdade e fraternidade, tão arrastados pela lama nos tempos presentes, entre outros por uma personagem que o sr. Macron decidiu convidar para a comemoração, o sr. Trump, cujo reconhecimento nesses valores desse ser diminuto, havendo mesmo merecidas dúvidas se ele saberá o significado de tais palavras. É que para falar delas os 140 caracteres do Tweeter, tão caros a esse milionário que agora é temporariamente presidente, não chegam. E para tudo o que tenha mais que isso ele não entende. Quando os ingleses optam pelo Brexit os valores europeus tremem na sua aplicação, quando hungaros escolhem Orban, valha-nos  Deus, quando os de leste repudiam refugiados, Cristo ajoelha, quando os italianos quase escolhem um idiota para primeiro ministro, que dizer, agora derrotada Le Pen, acredito na França para equilibrar a Europa calvinista da sra. Merkel. Daí me juntar ao  hino "allons enfants de la patrie, le jour de gloire est arrivé, contre nous de la tyrannie, etc ".

2 comentários:

  1. Tenho muita simpatia pelo seu blog, respeito muito a sua cultura e em muita coisa me revejo, mas é bem verdade que no melhor pano cai a nòdoa. Nao percebo o seu grande "amour" por uma França xenòfoba, racista, dissimulada. Governada nos ùltimos tempos por gente que nao interessa a ninguém, ridicula, falsa, tapete da Alemanha, defensora de uma Europa a 2/3 velocidades, defensora de venha a nòs e aos outros nada, estamos na Europa para resolver os nossos problemas e nao os dos outros, etc, etc....E ainda diz que "a França é a esperança para a Europa". Sò se for para a sua Europa. Seguramente nunca foi emigrante em França ou entao nunca provou na pele o verdadeiro caràter françes. Sò posso dizer, o que os franceses dizem quando nao querem ajudar, quando mostram o seu lado mais mesquinho e obscuro :" desolé".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na realidade vi apenas agora este comentário. A minha ligação a França é grande pela sua cultura ancestral, mas de forma mais prosaica pois trabalhei 17 anos num dos seus bastiões industriais, a RNUR, agora Groupe Renault, e muito de positivo aí aprendi. Claro nem tudo é perfeito na pátria da Liberté, egalité, fraternité. mas no acyual contexto europeu sinto que um bom equilibrio França Alemanha, fora dos populismos. é fundamental quando vemos os inimigos da Europa estarem agora tão perto da tomar por dentro. E isso é assutador !!!

      Eliminar